Envelope de correspondência: uma necessidade para as empresas

Se tem um artigo de escritório ou papelaria que é usado todos os dias é o envelope de correspondência. Hoje, esse tipo de embalagem não é usada apenas para a postagem de cartas, mas também para transporte de objetos e troca de documentos dentro da empresa.

Por ser versátil, virou uma solução para o setor logístico. O envelope de correspondência oferece, em uma só embalagem, segurança, proteção, confidencialidade e praticidade, além de ser funcional e eliminar gastos com processos de selagem do envelope, cola extra e tempo para embalar o que vai ser transportado.

Tipos de envelope de correspondência

Existem vários tipos desse envelope, que diferem entre si por algumas características resultantes do processo de confecção. O envelope de correspondência pode ter vários tamanhos, por isso consegue transportar quase todos os tipos de objetos que existem. E também pode ser personalizado – as opções de alterações são de cor, impressão, acabamento e nível se segurança;

De forma geral, o envelope de correspondência pode ser:

  • Comum – simples e básico;
  • Plástico – produzido com polietileno de baixa densidade (PEBD) é mais resistente e flexível;
  • Confidencial – a confecção é feita com uma camada de filme escuro/opaco, impendido que a película externa seja translúcida;
  • Com lacre – opção inviolável e com possibilidade de reutilização;
  • Com plástico bolha – ajuda na proteção do conteúdo transportado;
  • Com impressão de controle – para troca de documentos entre setores da empresa;
  • Com janela – permite visualizar parte do conteúdo.

Utilidades do envelope de correspondência

O envelope de correspondência pode ser usado para o simples envio de cartas, documentos e pequenos objetos pelos Correios ou transportadoras até para a entrega de compras feitas online pelo consumidor, transporte de valores e objetos frágeis.

A versão mais usada pelo mercado é o envelope de correspondência com lacre de segurança. Esse tipo de embalagem é – popularmente – inviolável devido ao fechamento, que é feito com uma fita autoadesiva permanente e que danifica o envelope ao ser aberta. Dessa forma, restringe o acesso ao conteúdo e torna o processo de entrega mais seguro para o cliente.

Não é a toa que esse tipo de embalagem é muito comum em e-commerces, correspondência bancária e documentos importantes.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Envelope de correspondência:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Envelope de correspondência: