Embalagem plástica reciclada

Existem dois tipos de plástico no mercado: os termofixos e os termoplásticos. Estes últimos são passíveis de serem derretidos e transformados em outros produtos, com pouco trabalho para isso. São assim reciclados. A maioria das embalagens no mercado são termoplásticas e viram assim embalagem plástica reciclada. O processo é amplamente conhecido no mercado, mas a reciclagem também acarreta alguns custos. Ou seja, nada é propriamente de graça, tudo tem um certo trabalho.

A embalagem plástica reciclada é muito comum no mercado. Todo produto de plástico que pode ser reciclado pode virar outro. Mas a embalagem reciclada é propriamente o resultado da reciclagem, ou seja, é o que retorna de se pegar uma embalagem usada e torná-la outra. Ou seja, a embalagem plástica reciclada é por si só especial, o resultado de um trabalho de cuidado com o plástico que é jogado fora e agora transformado em outro produto.

As propriedades da embalagem plástica reciclada são semelhantes á embalagem original

  • A embalagem reciclada mantém boa parte da resistência;
  • Embalagem reciclada é ainda inodora e atóxica;
  • Embalagem reciclada é passível de tratamento visual;
  • Embalagem reciclada é completamente atóxica;
  • Ela perde um pouco em relação á embalagem original, em termos de flexibilidade e versatilidade.

Muitos são os plásticos que podem ser reciclados, indo desde o polietileno, passando pelo polipropileno e alcançando variações mais especializadas, como PEAD, e assim por diante. Mas todo plástico que é reciclado precisa ser limpo, distanciado dos contaminantes, avaliado em termos de qualidades da resina, e tratado de forma adequada. Isso significa que produtos muito especializados tendem a dificultar a reciclabilidade, por exigirem um tratamento todo especial. Isso não significa que não possam virar outros produtos. Só que é mais trabalhoso.

A reciclabilidade veio para ficar

Dados disponíveis no mercado indicam que o Brasil é um dos mercados mundiais que menos faz reaproveitamento dos resíduos plásticos. Isso se aplica também ás embalagens, e portanto é preciso fazer muito para que o mercado amadureça nesse sentido. Um primeiro trabalho é o convencimento quanto ás vantagens. Outro trabalho diz respeito a medir as economias e as vantagens. Com o tempo as sociedades amadurecem e a embalagem plástica reciclada se torna mais comum.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagem plástica reciclada:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagem plástica reciclada: